Entretenimento - Teatro e Cultura
DOCUMENTÁRIO SOBRE BANDA TOLEDANA JUVENTUDE PERDIDA SERÁ LANÇADO NESTA QUINTA-FEIRA
O auditório da Biblioteca Pública Municipal, no Centro Cultural Oscar Silva, recebe nesta quinta-feira (29), às 19h30, o lançamento do documentário “10 anos em três acordes”. A sessão é gratuita e aberta ao público.
A obra revisita a trajetória da banda toledana Juventude Perdida, que se consolidou como referência regional no cenário punk hardcore. Com roteiro, direção e montagem assinados por Ana Barbieri e Camila Alves, o documentário tem produção executiva de Vivian Bolson. A edição é de Carlos Scherer e o design gráfico de Franco Lins.
Ao reconstruir a história da banda, o filme aborda o punk hardcore como uma forma de expressão artística ligada a questões sociais e políticas no contexto regional. Segundo a diretora Camila Alves, o Juventude Perdida se destaca no cenário cultural local pela defesa da autenticidade, com um som autoral, artesanal e independente. Ela ressalta ainda que a narrativa do documentário se constrói a partir de uma perspectiva coletiva, em diálogo com a lógica do punk enquanto movimento cultural.
O projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 027/2024, de Fomento às Produções Audiovisuais – Curtas-Metragens, da Secretaria Municipal da Cultura. Os recursos utilizados na produção são provenientes da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022).
Além do registro artístico, a diretora destaca que o documentário gera impactos concretos no campo cultural local, ao incentivar profissionais do audiovisual, músicos, designers e escritores. A longo prazo, a obra também se propõe a registrar a história de uma geração de artistas independentes que atuam na cena cultural de Toledo.
Fonte: Gustavo Tem Pass
Data: 20/01/2026 17:13:13
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe tooeste.com pelo whats 45999413583 ou entre em contato (45)3252-5250
É proibido a reprodução de todo ou qualquer item deste site sem autorização prévia do mesmo, como determina a lei n º 9.610 de 10 de fevereiro de 1998, que garante o direito de imagem. Desta forma o Site TOOESTE detém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicadas em seu Portal. Para ser copiada ou reproduzida por outros canais, veículos de comunicação, blogs, páginas sociais que se identificam como mídia comunicativa ou outros meios interativos, devem entrar em contato conosco para obter a liberação ou não.