Esporte - Mais Esportes
TOLEDO SEDIA LANÇAMENTO DA FEDERAÇÃO PARANAENSE DE ESPORTES ADAPTADOS PARA IDOSOS, TERCEIRA DO BRASIL
Na tarde desta quinta-feira (17), o auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico foi palco de um momento histórico para o desporto paranaense: o lançamento da Federação Paranaense de Esportes Adaptados para Idosos (FPEAI), a terceira entidade do tipo criada em todo o Brasil. A federação nasce com o propósito de consolidar e expandir ações esportivas e recreativas inclusivas, voltadas à promoção da saúde, socialização e autonomia da população idosa.
O evento contou com a presença de autoridades municipais, representantes de 21 municípios do Paraná e lideranças comunitárias. Durante a solenidade, o presidente da FPEAI, professor Luciano da Silva, destacou a importância da iniciativa. “Temos a proposta de contribuir cada vez mais para a qualidade de vida do idoso, formalizando as competições voltadas para este público, por meio de parcerias com o poder público. Hoje estamos vivendo algo inédito na história do desporto paranaense, e nada melhor que este evento estar sendo realizado em Toledo, que possui uma estrutura fantástica no esporte adaptado para a pessoa idosa”, afirmou.
A mesa de honra foi composta por autoridades como o vice-prefeito de Toledo, Lucio de Marchi; o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Baierle; o secretário de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso; além de outros representantes da FPEAI e do Legislativo municipal e regional.
Lucio de Marchi, que representou o prefeito Mario Costenaro, enfatizou o papel do esporte como ferramenta de saúde pública. “Com o aumento da expectativa de vida, o poder público precisa olhar com mais carinho para a pessoa idosa, e o esporte é um caminho eficaz para garantir mais qualidade de vida. Quanto mais incentivo à prática de atividades físicas, menor é a presença de idosos na fila dos postos de saúde”, declarou.
A programação incluiu o desfile das bandeiras, execução do Hino Nacional, apresentações institucionais, depoimentos de idosos praticantes de esportes adaptados e anúncio de ações futuras. Segundo Luciano, o próximo passo da FPEAI será a formação de árbitros e a organização dos primeiros campeonatos, incluindo as modalidades de vôlei câmbio, vôlei no escuro, handebol por zona e basquete relógio.
Toledo será a sede do primeiro curso de formação de árbitros e também do primeiro Campeonato Paranaense de Vôlei Câmbio e Vôlei no Escuro. A possibilidade de transferência da sede da federação, atualmente em Itaipulândia, para Toledo também está sendo estudada.
Fonte: Gustavo Tem Pass
Data: 17/07/2025 18:48:38
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe tooeste.com pelo whats 45999413583 ou entre em contato (45)3252-5250
É proibido a reprodução de todo ou qualquer item deste site sem autorização prévia do mesmo, como determina a lei n º 9.610 de 10 de fevereiro de 1998, que garante o direito de imagem. Desta forma o Site TOOESTE detém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicadas em seu Portal. Para ser copiada ou reproduzida por outros canais, veículos de comunicação, blogs, páginas sociais que se identificam como mídia comunicativa ou outros meios interativos, devem entrar em contato conosco para obter a liberação ou não.