Notícias - Cotidiano
JUSTIÇA AUTORIZA RETORNO DE VEREADORES AFASTADOS EM INVESTIGAÇÃO POR CORRUPÇÃO EM TOLEDO
Os dois vereadores estavam suspensos das funções desde agosto de 2025, após decisão judicial no âmbito de uma ação penal movida pelo Ministério Público do Paraná (MPPR). Eles respondem por suposta corrupção passiva, sob acusação de terem solicitado R$ 300 mil para intervir na tramitação de um projeto relacionado à instalação de uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH) no Rio São Francisco.
Ao analisar o pedido, o juiz Murilo Conehero Ghizzi entendeu que os motivos que justificaram o afastamento não se aplicam mais. Segundo a decisão, o afastamento foi determinado, à época, diante da possibilidade de continuidade das supostas irregularidades e para preservar a coleta de provas durante a instrução processual.
No entanto, conforme destacou o magistrado, o projeto de lei em questão já foi votado pelo Legislativo municipal e a fase de instrução do processo criminal foi concluída, com o depoimento de todas as testemunhas e o interrogatório dos acusados. Com isso, o processo aguarda apenas a fase de alegações finais antes da sentença.
A decisão judicial também determina que a Câmara Municipal de Toledo seja oficialmente comunicada para adotar as providências necessárias à reintegração dos vereadores. Apesar do retorno aos cargos, a ação penal segue em tramitação normal.
Além do processo criminal, os parlamentares ainda respondem a procedimento disciplinar interno no Legislativo, que pode resultar em penalidades administrativas, como suspensão de subsídios ou até a perda do mandato, independentemente do julgamento na esfera judicial.
Com a revogação da medida cautelar, Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó devem retornar às atividades e participar da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Toledo, prevista para as 14h desta segunda-feira.
Fonte: Redação Tooeste
Data: 09/02/2026 15:17:19
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe tooeste.com pelo whats 45999413583 ou entre em contato (45)3252-5250
É proibido a reprodução de todo ou qualquer item deste site sem autorização prévia do mesmo, como determina a lei n º 9.610 de 10 de fevereiro de 1998, que garante o direito de imagem. Desta forma o Site TOOESTE detém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicadas em seu Portal. Para ser copiada ou reproduzida por outros canais, veículos de comunicação, blogs, páginas sociais que se identificam como mídia comunicativa ou outros meios interativos, devem entrar em contato conosco para obter a liberação ou não.