Notícias - Cotidiano
TOLEDO REALIZA 17 CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE COM FOCO EM PROPOSTAS PARA O SUS
O Auditório Acary Oliveira recebeu na última sexta e sábado (19 e 20) a 17ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo autoridades, profissionais da área e comunidade para debater políticas públicas e definir propostas que serão levadas às etapas estadual e nacional.
Com o tema “Saúde, democracia, soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o evento teve caráter preparatório e também foi responsável pela eleição de delegados que representarão o município nas próximas fases das conferências.
A abertura contou com apresentações culturais do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Província Gaúcha e interpretação do Hino Nacional ao acordeon. Em seguida, foi realizada a leitura do regimento interno e a palestra magna com a doutora em Assistência Social, Diuslene Rodrigues da Silva, que abordou reflexões sobre o tema central.
Durante os dois dias, foram discutidos temas como o fortalecimento da democracia no SUS, financiamento adequado da saúde pública, defesa da vida e modelos de atenção e gestão. Ao final, propostas foram aprovadas e delegados eleitos.
A secretária de Saúde, Adriane Monteiro, destacou a importância do encontro para a construção de políticas públicas. Segundo ela, o evento permite avaliar os serviços e propor melhorias para os diferentes níveis de gestão do SUS.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jairo Marcos Zschornack, afirmou que as pré-conferências realizadas no município foram fundamentais para a construção das propostas debatidas no encontro principal. Ao todo, foram 11 etapas preparatórias em diferentes regiões da cidade.
Já o vice-prefeito Lúcio De Marchi ressaltou a importância do alinhamento de ideias e da participação da comunidade no fortalecimento da saúde pública de Toledo.
Fonte: Gustavo Tem Pass
Data: 23/06/2026 16:47:12
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe tooeste.com pelo whats 45999413583 ou entre em contato (45)3252-5250
É proibido a reprodução de todo ou qualquer item deste site sem autorização prévia do mesmo, como determina a lei n º 9.610 de 10 de fevereiro de 1998, que garante o direito de imagem. Desta forma o Site TOOESTE detém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicadas em seu Portal. Para ser copiada ou reproduzida por outros canais, veículos de comunicação, blogs, páginas sociais que se identificam como mídia comunicativa ou outros meios interativos, devem entrar em contato conosco para obter a liberação ou não.