SIGA-NOS


O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), responsável pela administração do Hospital Regional de Toledo (HRT), encaminhou à Prefeitura de Toledo, nesta segunda-feira (2), o Ofício nº 0560/2026 com respostas à notificação extrajudicial que apontou possíveis irregularidades no cumprimento do contrato de gestão. O documento é assinado pelo diretor executivo da entidade, Sandro Natalino Demetrio.

A notificação foi enviada pelo Município no dia 15 de janeiro, concedendo prazo de 15 dias para manifestação. Conforme a Prefeitura, a resposta apresentada não esclareceu integralmente todos os questionamentos, entre eles a divergência entre os dados da Demonstração do Resultado do Exercício e o Parecer Técnico da comissão de verificação das práticas de gestão do HRT, instituída pela Portaria nº 307/2025.

Em sua manifestação, o Ideas afirmou que segue as normas contábeis aplicáveis às entidades do terceiro setor e informou que apresentará uma resposta complementar até a próxima segunda-feira (9).

A administração municipal reforça que a definição pelo atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu a partir de recomendações do Ministério Público, com o objetivo de assegurar que o hospital cumpra integralmente sua função pública. Segundo o Município, todas as decisões foram tomadas de forma transparente e comunicadas à entidade gestora, priorizando a continuidade e a segurança dos serviços prestados à população.

Em relação ao custeio da unidade, a Prefeitura informou que os repasses financeiros vêm sendo realizados regularmente, conforme previsto em lei aprovada pela Câmara Municipal, atualmente em torno de R$ 1,7 milhão mensais. O Município também destacou que mantém diálogo permanente com o Governo do Estado do Paraná para o fortalecimento do financiamento do hospital.

Sobre eventuais promessas de novos aportes financeiros, a Prefeitura reiterou que não há possibilidade de aumento nos valores repassados. O governador Ratinho Junior e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, já se manifestaram publicamente sobre a impossibilidade de ampliação dos recursos, ressaltando que os pagamentos seguem a produção apresentada pela unidade.

Quanto às suspensões temporárias de atendimentos, a administração municipal afirmou que qualquer interrupção em serviços essenciais gera impacto direto à população e, por isso, espera que a entidade gestora adote medidas para garantir a continuidade dos atendimentos, considerando que o HRT é referência regional.

A Prefeitura também destacou que mantém fiscalização permanente do contrato e acompanha as análises técnicas relacionadas às demonstrações contábeis, reforçando a importância da transparência na aplicação dos recursos públicos. O Município informou ainda que busca soluções conjuntas com a participação do Governo do Estado, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde e do próprio Ideas.

A partir de agora, a Prefeitura de Toledo irá analisar o conteúdo do ofício e aguardar a manifestação complementar anunciada pela entidade. A comissão de verificação deverá apresentar, até a próxima semana, os dados analisados referentes aos meses de novembro e dezembro.



Participe do nosso grupo no Whatsapp:

Receba as notícias em primeira mão;


Fonte: Gustavo Tem Pass

Data: 03/02/2026 18:10:05

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe tooeste.com pelo whats 45999413583 ou entre em contato (45)3252-5250


MAIS VISTAS

TOOESTE
Casa Nova Pizzaria
TOOESTE
Casa Nova Pizzaria
TOOESTE
Casa Nova Pizzaria
TOOESTE
Casa Nova Pizzaria
TOOESTE
Casa Nova Pizzaria
TOOESTE
Casa Nova Pizzaria

TERMOS DE USO E RESPONSABILIDADES:

É proibido a reprodução de todo ou qualquer item deste site sem autorização prévia do mesmo, como determina a lei n º 9.610 de 10 de fevereiro de 1998, que garante o direito de imagem. Desta forma o Site TOOESTE detém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicadas em seu Portal. Para ser copiada ou reproduzida por outros canais, veículos de comunicação, blogs, páginas sociais que se identificam como mídia comunicativa ou outros meios interativos, devem entrar em contato conosco para obter a liberação ou não.