Tooeste
Tooeste



SIGA-NOS


Empresários de Toledo estão entre os alvos da Operação Tropa do Empresário, deflagrada nesta terça-feira (15) pela Polícia Civil do Ceará. A ação, que aconteceu de forma simultânea em cinco estados, mira um esquema milionário de lavagem de dinheiro para a facção criminosa Comando Vermelho. Segundo a polícia, dois sócios de uma empresa do ramo de materiais de construção de Toledo são suspeitos de envolvimento direto com o esquema criminoso.

De acordo com as investigações, os empresários de Toledo teriam papel estratégico no esquema, sendo responsáveis por comprar drogas no Paraguai e auxiliar no repasse desses entorpecentes à facção no Ceará. Além disso, a empresa paranaense teria cedido uma chave Pix cadastrada no CNPJ da firma para receber depósitos suspeitos oriundos do tráfico, o que ajudaria a disfarçar a origem do dinheiro.

“É uma empresa grande, que movimenta milhões de reais. Mas os relatórios de inteligência financeira revelaram movimentações atípicas, incompatíveis com a capacidade declarada da empresa”, afirmou o delegado seccional de Caucaia, Rômulo Melo, responsável pelas investigações.

Cumprimento de mandados em Toledo

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da empresa e nas residências dos empresários em Toledo. Durante a operação, foi apreendido um veículo de luxo, além de documentos e outros itens que devem contribuir para o avanço das apurações.

O envolvimento da empresa de Toledo foi considerado um dos principais desdobramentos da operação, que também teve alvos em Fortaleza, Caucaia, Quixeramobim e Trairi (no Ceará), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Piauí. Ao todo, cinco pessoas foram presas e diversos bens foram apreendidos, entre eles cheques que somam R$ 1,5 milhão, armas, drogas e veículos de alto padrão.

Esquema movimentava milhões

As investigações começaram em 2022, após a prisão de um traficante que atuava no litoral cearense. A partir desse caso, a polícia descobriu uma complexa rede de empresários que ajudava a facção a lavar dinheiro do tráfico, por meio de empresas reais e de fachada.

Os envolvidos simulavam transações comerciais e superfaturavam vendas, especialmente de automóveis e materiais de construção, para forjar uma origem lícita aos recursos do crime. Por isso, o grupo ficou conhecido no meio do tráfico como a “Tropa dos Empresários”, nome que inspirou o batismo da operação.

A Justiça autorizou o bloqueio de 24 contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas ligadas ao esquema e o sequestro de 16 veículos de luxo, dos quais quatro já foram apreendidos – um deles em Toledo.

Impacto local

O caso coloca Toledo no centro de uma investigação de repercussão nacional, envolvendo lavagem de dinheiro, tráfico internacional de drogas e crimes financeiros. A cidade, conhecida por seu polo empresarial e agrícola, agora também é peça-chave para a elucidação desse esquema criminoso que movimentava milhões.

A Polícia Civil continua as diligências e deve aprofundar as investigações sobre o envolvimento de outras empresas e pessoas físicas em Toledo e região.



Participe do nosso grupo no Whatsapp:

Receba as notícias em primeira mão;


Fonte: pcce e g1

Data: 17/07/2025 15:58:53

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe tooeste.com pelo whats 45999413583 ou entre em contato (45)3252-5250


MAIS VISTAS

TOOESTE
Casa Nova Pizzaria
TOOESTE
Casa Nova Pizzaria
TOOESTE
Casa Nova Pizzaria
TOOESTE
Casa Nova Pizzaria
TOOESTE
Casa Nova Pizzaria
TOOESTE
Casa Nova Pizzaria

TERMOS DE USO E RESPONSABILIDADES:

É proibido a reprodução de todo ou qualquer item deste site sem autorização prévia do mesmo, como determina a lei n º 9.610 de 10 de fevereiro de 1998, que garante o direito de imagem. Desta forma o Site TOOESTE detém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicadas em seu Portal. Para ser copiada ou reproduzida por outros canais, veículos de comunicação, blogs, páginas sociais que se identificam como mídia comunicativa ou outros meios interativos, devem entrar em contato conosco para obter a liberação ou não.